PALESTRANTES CONFIRMADOS

Alexandre Lima Nepomuceno

Graduação e mestrado em Fitotecnia pela UFRGS, doutorado em Molecular Biology and Plant Physiology - University Of Arkansas (1998) e pós-doutorado no Japan International Research Center for Agricultural Sciences (2004). É pesquisador da EMBRAPA e docente titular na Universidade Estadual de Maringá. Foi membro da CTNBio de 2001 a 2011. Em 2014 foi reconduzido como membro na CTNBio, sendo atualmente o Presidente Substituto. Tem experiência nas áreas de fisiologia vegetal, biologia molecular, engenharia genética e edição de denomas (sistemas CRISPR), obtenção e caracterização de plantas geneticamente modificadas e biossegurança de OGMs.

Ana Beatriz Locatelli

Possui graduação em Agronomia pela UFSM (1986), mestrado (1993) e doutorado em Fitotecnia pela UFRGS (2003) com parte do trabalho desenvolvido no Eastern Cereal and Oilseeds Research Centre of Agriculture, Canadá. Atua como líder para os programas de melhoramento de milho do sul do Brasil na Corteva e responsável pelo programa de melhoramento de milho super precoce em Passo Fundo/RS. Tem experiência na área de Melhoramento Vegetal, focando nos seguintes temas: genética e melhoramento de plantas, Avena sativa, interação genótipo vs ambiente, melhoramento de milho com ênfase na obtenção de linhagens e híbridos.

Antonio Bliska Júnior

Graduação em Engenharia Agronômica pela Esalq-USP (1983), mestrado (1997) e doutorado (2010) em Engenharia Agrícola pela UNICAMP. Atualmente é Engenheiro Agrônomo da UNICAMP, vinculado às áreas de ensino, pesquisa e extensão, apoiando atividades na Graduação e na Pós-Graduação (Construções Rurais, Ambiência e Tecnologia Pós-Colheita, Fisiologia Vegetal). Professor na Faculdade de Agronegócios de Holambra. É presidente do Comitê Editorial da Revista Plasticultura, e ministrou mais de 150 palestrar no Brasil e exterior. Atuação nos temas: cultivo protegido, plasticultura, floricultura, olericultura, fruticultura e pós-colheita.

Emerson Limberger

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é Pesquisador Sênior da Corteva/Iowa, EUA. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Alumínio, SNP, Aveia.

Jose Luis Araus Ortega

Ph.D em Fisiologia Vegetal pela Universidade de Barcelona (1983). Atuou como pesquisador na Universidade da Geórgia (EUA), no Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo (CIMMYT, México), entre outras instituições. Professor Titular da Universidade de Barcelona (1993). O Dr. Araus é coautor em mais de 180 publicações, com cerca de 8500 citações. Sua linha de pesquisa é focada no metabolismo fotossintético, uso de isótopos estáveis, mecanismos de adaptação aos estresses abióticos e desenvolvimento de técnicas de fenotipagem para o melhoramento de plantas.

Luís Roberto Batista

Possui graduação em Química pela UFMS (1997), mestrado (2000) e doutorado em Ciências dos Alimentos pela UFLA (2005) e pós-doutorado pelo Institute of Food Safety - Wageningen University/Holanda). Atualmente é professor da UFLA e Curador da Coleção de Cultura de Microrganismos do Departamento de Ciência dos Alimentos da UFLA. Membro da Diretoria Executiva da Federação Latino-americana de Coleções de Cultura e da Diretoria da Sociedade Brasileira de Micologia (2019-2022). Atua nos seguintes temas: micotoxinas, Identificação de fungos toxigênicos em alimentos, higiene e segurança de alimentos.

Pedro Takao Yamamoto

Possui graduação em Engenharia Agronômica (1989), Mestrado em Agronomia (Entomologia Agrícola) (1994) e Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela UNESP. Atualmente é professor do Departamento de Entomologia e Acarologia da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ/USP, responsável pela área de Manejo Integrado de Pragas. De 1996 a 2010 trabalhou no Fundo de Defesa da Citricultura, exercendo o cargo de Pesquisador Científico. Atua nos seguintes temas: manejo integrado de pragas, controle biológico, seletividade, controle químico e táticas e estratégias e MIP.

Sandra Cristina Kothe Milach  

Possui graduação em Agronomia pela UFPel (1986), Mestrado em Fitotecnia pela UFRGS (1989) e Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela University of Minnesota (1995). Foi professora da UFRGS de 1991 a 2004, onde atuou como orientadora nos PPG Fitotecnia e do PPG Biologia Celular e Molecular, na área de melhoramento genético. Entre 2001 a 2003 foi Pesquisadora da Embrapa Trigo. Atualmente é Diretora de Pesquisa da Corteva Agriscience/Iowa, EUA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Genética e uso de novas tecnologias no melhoramento de plantas.

Simone Cristina Picchi

É graduada em Ciências Biológicas (1997), com mestrado e doutorado (2006) pela UNESP; sendo que parte de seu doutorado foi realizado na Université des Sciences et Technologies de Lille (2002-2003). Fez pós-doutorado no Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular, também na FCAV/UNESP e na Cornell University-Ithaca/USA. De 2010 a 2015 realizou pós-doutorado no Centro de Citricultura /IAC - Cordeirópolis. Desde então, atua na área de interação planta/patógeno, especificamente estudando doenças bacterianas. Hoje é pesquisadora da startup CiaCamp e também colaboradora do Centro de Citricultura

Yunde Zhao

Obteve seu Ph.D em bioquímica pela University of Michigan e pós-doutorado em genética de plantas no Salk Institute, onde foi membro do Howard Hughes Medical Institute Fellow da Life Sciences Research Foundation. Atualmente é professor da University of California San Diego. Sua pesquisa se concentra, principalmente, na  biossíntese e regulação de auxinas, nos papéis da auxina no desenvolvimento de meristemas axilares e na organogênese das plantas. Colaborou na elucidação da principal via de biossíntese de auxinas em Arabidopsis e identificação de enzimas-chave para a sua biossíntese. Também pesquisa o desenvolvimento de ferramentas para controlar espacial e temporalmente a produção de auxinas.